domingo, 4 de janeiro de 2009

AURORA, UMA JANELA PARA O CÉU.

Luiz Domingos de Luna
Livro digital - Google

Pedi permissão ao tempo
Nas asas do pensamento
Voando vai minha ilusão
Pelos caminhos obscuros
Da minha história esquecida
Momentos de vida vivida
Na mais linda sedução
Pois ainda em tenra idade{...}
Deixei minha cidade na construção do meu futuro,
Sonhei, lutei, na selva humana
Ganhei o meu troféu de herói,
Construi minha cabana
Tenho o meu transporte
Meu trabalho é o suporte
Da minha vitória suada,
Neste pais eu andei,
Ralar como eu ralei,
lutar como eu lutei
dia e noite, noite e dia,
Busquei no íntimo de minha alma,
a estabilidade sonhada
Na poeira de uma estrada que ainda hoje percorro.
Hoje vivo nas metrópoles, nos mais diversos lugares,
Adquiri meu espaço
Com a força da determinação do aço,
Já me vi em pedaços,
Mas hoje a minha força é a vitória do que faço.
Consegui o que queria numa luta bem renhida,
Luta que se renova no amanhecer a cada dia.
Sou um aurorense firme,
tenho a minha própria história
Na janela da memória
Vivo a minha própria emoção
Em ver minha querida cidade
respirar o hálito oxigenado,
Que ao mundo me trouxe a luz,
Na grandeza do momento,
Em meu apartamento
a lembrança me seduz,
Do rio salgado, as cachoeiras,
na beleza de nossa feira,
Do caldo de cana ao aluar,
da tapioca ao beiju
Do melaço da rapadura ao canto do sabiá,
Naquelas noites estreladas os fogos, reisado
O apito do trem, as missas bem demoradas
As renovações bem tiradas
As serenatas cantadas.
De manhã a passarada num canto de louvação.
Aquelas horas batidas no sino bem compassado,
era sinal de finados,
Ou o repique tocado de um anjinho que ao céu subiu,
Todos para a ABA numa inocência fecunda
Tinha quadrilha, arrasta pé, ao som de uma vitrola, era uma festa junina,
Tinha bandeira, tinha roça, tinha quermesse, e quadrilha, broa de milho, quebra-queixo, pão de ló, tinha desfile.
Nesta janela, eu vivo o tempo que não passou,
pois ser aurorense é preservar a sua história.
Guardar no canto da memória o seu lindo e singelo amor,
Um amor a toda hora, que em todos nós aflora o cheiro forte e polido.